Apresentação

Caracterizado como MUSEU DE EXPERIÊNCIA,  o Memorial Minas Gerais Vale  traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma  original e interativa. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Longe de dar visibilidade apenas a um recorte histórico, o Memorial coloca em contato direto presente e passado promovendo, com esse gesto, outras formas de aproximação do público com as questões que atravessam nosso tempo.

Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. A edificação histórica datada de 1897 é o local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte. A construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG.

Criado e mantido pela Vale por meio de sua Fundação, o Memorial integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Fachada do Memorial Vale

Veja foto 360º  fachada dia Veja foto 360º fachada noite

Escadas do Memorial Vale

Veja foto 360º escadaria

CURADORIA E MUSEOGRAFIA

Baseado em três conceitos centrais, o projeto tem como essência ser muito mais que um resgate do passado, mas um museu em construção permanente, unindo em um só ambiente as noções de passado, futuro e de identidade do mundo contemporâneo. O projeto de Curadoria e Museografia do Memorial Minas Gerais Vale é assinado por Gringo Cardia, artista brasileiro de relevância internacional.