Mês da Consciência Negra no Memorial Vale

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE CELEBRA MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 O Memorial Minas Gerais Vale entra em novembro celebrando o Mês da Consciência Negra. A programação começa no dia 8, com o Sarau das Pretas, para o lançamento do livro Raízes – Resistência Histórica, e segue com o grupo folclórico-musical Lavadeiras da Prainha, de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na segunda semana, acontece a apresentação Sois África, com Tom Nascimento e o infantil Griot – História e Cantorias. A última atração será o músico, compositor e parceiro de Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos, que tem entre suas obras o CD Áfrico. Todas as atividades são gratuitas e o Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade.

“Nossa programação está focada na celebração do Mês da Consciência Negra, com uma curadoria de atrações pensadas para enaltecer essa data tão especial para o Brasil e relembrar a importância dos movimentos, da arte e da cultura afro”, comenta o gerente do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão.

CONFIRA OS DETALHES:

ATIVIDADES EDUCATIVAS

As atividades educativas são permanentes no Memorial e, neste mês da Consciência Negra, abordarão essa temática: histórias aos pés do Baobá, relacionadas à cultura africana, serão criadas e contadas utilizando fantoches e outros objetos que lembram aquela cultura. Também haverá a atividade embondeiros, que é a construção de pequenos baobás, árvore símbolo da oralidade e transmissão de conhecimentos da cultura africana. O público também será convidado a usar a hashtag #afrommgv para registrar e compartilhar sua visita, com mensagens no Baobá.

Africanidades

De 19 de novembro a 29 de março de 2019 estará em exibição em Nova Lima, o Memorial Itinerante – Africanidades, que levará à população um recorte do acervo do Memorial e pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira. A exposição temporária é composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais. São as salas: Celebrações, Vale do Jequitinhonha, Fazenda Mineira, Vilas Mineiras, Povos Mineiros e Sebastião Salgado. A mostra tem entrada gratuita e fica em exibição na Casa de Cultura Professor Wilson Chaves, na Avenida Rio Branco, 308, Centro – Nova Lima.

Ainda aos fins de semana, são promovidas Sessões Dialogadas com temáticas alusivas às salas do museu, em busca de novos olhares e abordagens: sábados às 13h, 14h e 15h. Domingos às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30.

8/11 SARAU DAS PRETAS LANÇAMENTO DO LIVRO RAÍZES

No dia 8 de novembro, quinta, às 19h30, acontece o Sarau das Pretas com o lançamento do livro Raízes – Resistência Histórica, da editora Venas Abiertas. A obra é resultado da reunião de 20 autoras negras, de diferentes estilos literários, reunidas pela escritora Karine Bassi, que, após tomar conhecimento de pesquisa que informava que o mercado editorial brasileiro é formado 93% por autores brancos, sendo 72% deles homens, desafiou, por meio do Facebook, mulheres negras de todo o Brasil a enviarem suas escritas. Dezenas se manifestaram enviando seus trabalhos, e 20 foram as escolhidas. Sete delas participarão do Sarau da Pretas, com diversas intervenções artísticas. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. A apresentação integra o projeto Diversidade Periférica.

10/11 GRUPO FOLCLÓRICO LAVADEIRAS DA PRAINHA

No dia 10 de novembro, sábado, às 15 horas, o Grupo Folclórico Musical Lavadeiras da Prainha canta e dança os mais belos repertórios inspirados na cultura popular de São Gonçalo do Rio Abaixo, baseados em vivências das mulheres que antigamente lavavam roupas nas águas puras e cristalinas do Rio Santa Bárbara, que corta o município. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

15/11 DUO CELLO E MOVIMENTO

No dia 15 de novembro, quinta, às 19h30, acontece a apresentação do Duo Cello e Movimento, em que a bailarina Liana Vasconcelos dança ao som do violoncelista Mateus Ceccato. A apresentação conta com a participação da flautista Sofia Ceccato. O evento faz parte de uma série de concertos que têm a curadoria da Orquestra Ouro Preto.

17/11 TOM NASCIMENTO FAZ SARAU SOIS ÁFRICA

No dia 17 de novembro, sábado, às 15 horas, o instrumentista, cantor e intérprete Tom Nascimento apresenta um sarau, com voz e violão, acompanhado do percussionista Johnny Herno. Seus ritmos são os da black music, seja soul, reggae, congo, blues ou rock, indo ao encontro dos ritmos brasileiros, num passeio entre o samba e o baião. A apresentação integra o projeto Sarau do Memorial.

18/11 – GRIOT HISTÓRIA E CANTORIAS

Dia 18, domingo, às 11 horas, acontece a contação de histórias Griot – História e Cantorias. A peça, encenada pelo grupo Teatro Negro e Atitude, é uma vivência lúdica e divertida, na qual  dois contadores de histórias – metidos à Griot (tradicionais contadores de histórias africanos) – brincam, cantam e narram lenda e mitos africanos e contos da cultura popular afro-brasileira. Trata-se de uma grande festa (quizomba), um encontro pretexto para a celebração da diversidade ético-cultural do país. A apresentação integra o projeto Eu, Criança, no Museu!

22/11 – SHOW COM SÉRGIO SANTOS

Dia 22/11, quinta-feira, às 19h30, Sergio Santos faz show no Memorial Minas Gerais Vale. O artista tem 8 CDs lançados, entre eles Áfrico, o primeiro disco da Discoteca Fundamental do Século XXI, do Museu da Imagem e do Som; e o disco Litoral e Interior, indicado ao Grammy latino de melhor canção brasileira. É parceiro do poeta Paulo César Pinheiro, um dos mais importantes da música brasileira, em mais de 300 músicas. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

Voltar

Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000

Entrada gratuita

Horário de funcionamento

Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Agendamento de visitas
Para mais informações ligue (31) 3343-7317