Memorial Vale participa do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural

Para celebrar o Dia do Patrimônio (17/8) e o Dia Internacional da Fotografia (19/8), o Circuito Liberdade promove o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que irá reunir instituições e personalidades de renome das duas áreas para debater questões como políticas de preservação, imagem, patrimônio, memória, oralidade dentre outros. O memorial vale sediará algumas Rodas, além de outros eventos que irão integrar o Projeto.  Veja a programação do Memorial Vale:

RODA 1 – Políticas de preservação, imagem e patrimônio

16/08, às 17:30

CONVIDADOS: Daniel Sosa (CdF/Uruguay) e Sergio Burgi (IMS/RJ)

O Centro de Fotografia de Montevidéu e o Instituto Moreira Sales, dois dos maiores centros de preservação e difusão de acervos fotográficos da América Latina, apresentam e discutem políticas para lidar com a imagem e o patrimônio na contemporaneidade.

RODA 2 – Fotografia, periferia e memória

17/08, às 18:00

CONVIDADOS: Ratão Diniz (RJ) e Jorge Quintão (BH)

A fotografia é um importante instrumento de transformação social, preservação da memória e identidades culturais. Uma discussão sobre a inserção das manifestações das periferias no patrimônio imaterial brasileiro.

RODA 3 – Nossas historias: Oralidade, imagem e memória

17/08, às 19:30

CONVIDADOS: Lucas Lara (Museu da Pessoa/SP) + Mayra Fonseca (Brasis.vc/SP)

Qual o patrimônio contido nas imagens e histórias de pessoas comuns e por que salvaguardar histórias de vidas e culturas? Movimentos de defesa da oralidade como estratégia de preservação e difusão.

 

Duração das Rodas: 2h

Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas 1 hora antes do evento.

Dia 19/08, sábado:

16h – Foto em Pauta, com Elza Lima

17h30 - Duelo de Rimagem, com Coletivo Erro99: Uma experiência de encontro entre a fotografia e o Hip Hop em que MC’s convidados rimam no estilo freestyle a partir de fotografias projetadas pelo Erro99.

Mostra PROJETO MORADORESA Humanidade do Patrimônio Histórico, do coletivo mineiro NITRO + ALICATE – Cyber Lounge

 De 16 a 31 de agosto – horário de funcionamento do Memorial

Para celebrar o Dia do Patrimônio (17/8) e o Dia Internacional da Fotografia (19/8), o Circuito Liberdade promove o Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural, que irá reunir instituições e personalidades de renome das duas áreas para debater questões como políticas de preservação, imagem, patrimônio, memória, oralidade dentre outros. Nos dias 16 e 17, o Memorial sediará as Rodas: [P1] [2] 1) Políticas de preservação, imagem e patrimônio; 2) Fotografia, periferia e memória; e 3) Nossas histórias: Oralidade, imagem e memória. O evento também vai abrigar o projeto Foto em Pauta com Elza Lima (19/8 às 16h), o Duelo de Rimagem com o Coletivo Erro99 (19/8 às 17h30) e a mostra PROJETO MORADORES – A Humanidade do Patrimônio Histórico, do coletivo mineiro NITRO + ALICATE de 16 a 31/8, no Cyber do Memorial Vale.


 [P1]Achei que os nomes ficaram embolados. Sugiro alguma separação.

 

 

 [2]

 

Compartilhe:

MAIS NOTÍCIAS