Memorial Vale – Mineiridades chega a Congonhas

8/8/2017

Exposição aborda a essência de ser mineiro. Projeto vai promover oficinas de confecção de tapetes de serragem e de estandartes religiosos.

Após o êxito da Exposição Itinerante Africanidades, que percorreu o interior do Estado em 2016 com um recorte do Memorial Minas Gerais Vale com foco em questões étnico-raciais, neste ano o museu pôs o pé na estrada com o Projeto Mineiridades, levando cultura gratuita, por meio da experiência, e ampliando o acesso das comunidades abarcadas.A exposição chega agora em Congonhas. A abertura será nesta quarta-feira (9), às 19h30, no Museu Congonhas, na Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, 77, Basílica Congonhas. A mostra fica aberta, gratuitamente, até 24 de setembro.
A iniciativa, composta por uma exposição e atividades culturais e educativas, reproduzirá salas do Memorial como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, e fará a releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro. Ao adentrar a exposição, os visitantes serão envolvidos por memórias afetivas por meio de sons, imagens e aromas.
Em cada localidade, a exposição agregará parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais.  Em Congonhas, o projeto vai promover oficinas de confecção de tapetes de serragem e de estandartes, tradicionais itens religiosos usados em cerimônias, como procissões.

A Exposição também contará com um totem para visita virtual ao acervo completo do museu. Além de Congonhas, ao final do ano, a exposição Mineiridades terá passado também por Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Itabira, Brumadinho e Santa Bárbara.

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

Serviço

O que: Exposição Mineiridades.

Onde: Museu Congonhas, na Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, 77, Basílica Congonhas.

Quando: de 9 de agosto a 24 de setembro.

Compartilhe:

MAIS NOTÍCIAS