Acessibilidade no Memorial Vale

6/6/2017

Guia eletrônico torna visita ao Memorial Vale ainda mais completa

Ferramenta multimídia aumentará acessibilidade para os visitantes. Museu também lança tour virtual na internet, disponível em diferentes línguas

O Memorial Minas Gerais Vale lança esta semana (8/6) um guia multimídia que vai auxiliar visitantes a terem uma experiência ainda mais completa e interessante no museu. Por meio de um tablet, disponibilizado pelo próprio Memorial Vale, ou por aplicativo para celular (iOS e Android), aqueles que visitam o espaço terão à disposição um guia virtual, com informações e curiosidades sobre os cerca de 30 espaços de exposição permanente, além de curiosidades sobre o prédio de 1897, onde funcionava a antiga Secretaria de Fazenda de Minas Gerais. O guia está disponível em português, inglês e espanhol. Todas as informações estão disponíveis em áudio e texto.
Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale, fala sobre guia eletrônico e visita virtual
A cada sala, é possível acessar conteúdo que ajuda a entender com mais profundidade os conceitos e histórias por trás daquele espaço. Por meio de perguntas e frases que provocam reflexão, o aplicativo ajuda a aprofundar a vivência da visita.O guia multimídia também ajuda a organizar percursos temáticos, por meio de uma seleção de salas e atrações. São oito propostas de roteiro: Literatura, Africanidades, República e memória, Mineiridades, Cartografia, Mulheres Geraes, Artes Visuais e Percurso da Criança. Esta última, por exemplo, conta com a ajuda da personagem Florinda, que propõe desafios e tarefas para os pequenos.Mas o aplicativo também permite que o visitante personalize o roteiro, selecionando as salas que quer visitar e ordem do percurso, por meio de um mapa eletrônico do espaço.

O guia multimída também vai ajudar você a manter na memória a experiência da visita. Por meio da função “Meu registro” será possível montar um álbum de fotos feitos nos espaços do Memorial Vale. As imagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais.

Outro recurso é a agenda, que permite ao usuário saber a programação artística do mês e se há, por exemplo, algum show, exposição fotográfica ou performance acontecendo no mesmo dia da visita.

Visita virtual do Memorial Vale permite conhecer o museu sem sair de casa
Visita virtualMas não é preciso estar fisicamente no Memorial Minas Gerais Vale para apreciar o espaço. O Memorial Vale, junto com a  Fundação Vale está colocando no ar a Visita Virtual Memorial Vale. Outro espaço mantido pela Vale, o Museu Vale, na Grande Vitória (ES) também vai contar com o recurso.Com apenas um smartphone, computador ou tablet será possível para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo passear pelos museus. A visita está sob controle total do usuário. É possível notar detalhes dos espaços como se o visitante estivesse na sala. A visão de 360º graus, com apoio de música e textos narrados para cada espaço, faz com que a visita virtual fique ainda mais rica.O deslocamento no espaço pode ser feito por meio de setas que levam para os espaços anexos, nos mesmos moldes de aplicativos como o Google Street View, ou por meio de menus que facilitam o acesso aos diferentes pisos ou diretamente às salas e espaços dos museus.

A visita está disponível em português, inglês, espanhol, francês e libras. Todas as narrações, tem versões em texto escrito, para ampliar a acessibilidade do conteúdo. Para visitar o museu de forma virtual basta acessar o endereço www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 

Audiodescrição

Além da duas novas ferramentas, o Memorial iniciou no dia 6 de junho a audiodescrição da exposição Não me espere para o jantar, de Adriel Visoto. A exposição é a primeira do Ciclo 2017 do Edital para jovens artistas mineiros e inaugura, também, o serviço de audiodescrição para deficientes visuais e informação em braile na sala de exposição. Mais uma ação inclusiva que integra o Projeto de acessibilidade do Memorial Vale.

O serviço de audiodescrição, assim como um pequeno treinamento de recepção e acolhimento de deficientes visuais foram feitos pelo Grupo SVOA Já o cartazete em braile foi elaborado pela Associação de Amigos do Instituto São Rafael.

 

SOBRE O MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Inaugurado em novembro de 2010, o Memorial Minas Gerais Vale é o único espaço do Estado a representar Minas em toda sua diversidade.  O museu integra o Circuito Liberdade e consagra-se como um ‘museu de experiências’, sempre com atividades gratuitas. Dividido em três pavimentos, o Memorial Vale conta com 31 salas de exposição instaladas no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, onde retrata a riqueza cultural que vem desde o século 18 até os dias atuais.

A museografia assinada por Gringo Cardia retrata os povos, as vilas, a história da Capital, o barroco, os escritores, a moda, a história da Inconfidência, a religiosidade, e a arte do Vale do Jequitinhonha, entre outros temas. No prédio histórico também se encontra obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a “não arte” de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo de ouro.

 

SERVIÇO

Memorial Minas Gerais Vale lança guia multimídia e visita virtual

Data: 8 de junho – quinta-feira

Horário: 10h

Local: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

 

Compartilhe:

MAIS NOTÍCIAS