Mariana recebe Memorial Itinerante – Africanidades

A partir de 17 de março, Mariana recebe o Memorial Itinerante – Africanidades projeto que leva um recorte do Memorial Minas Gerais Vale localizado na cidade de Belo Horizonte. A mostra pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. O Africanidades é composto por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

A exposição é gratuita e está aberta diariamente para visita das 9h às 11h e das 12h às 19h no Sesi Mariana localizado na Rua Frei Durão, nº22, Centro. Ela acontece até 24 de abril.

A formação, pautada no trabalho realizado pelo setor educativo do Memorial Vale, visa a qualificação dos profissionais nas determinações da lei 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de inserção, nos currículos escolares, da história e da cultura afro-brasileira. Na primeira década de existência da Lei, a sua execução tem enfrentado uma série de desafios, mostrando a importância de ações que apoiem professores e gestores na sua implementação. Os participantes do curso, que terá vinte horas de duração, receberão um certificado.

A realização da exposição Memorial Itinerante- Africanidades em Mariana é uma realização do Sesi Mariana, Memorial Minas Gerais Vale e Vale.

Serviço:

Exposição Memorial Itinerante – Africanidades

Local: Sesi Mariana ( Rua Frei Durão, nº 22, Centro)

Data: de 17 de março a 24 de abril ( visitação diária)

Horário: das 9h às 11h e das 12h às 19h

Entrada gratuita

Compartilhe:

MAIS NOTÍCIAS