Carlos Nader lança o DVD “Homem Comum” no Memorial com debate

DVD DE “HOMEM COMUM” SERÁ LANÇADO NO MEMORIAL VALE

 

Melhor documentário brasileiro de longametragem, na edição de 2014 do festival É Tudo Verdade,  registra duas décadas do cotidiano e das transformações na vida de um caminhoneiro. DVD da obra será lançado na quinta-feira (6/4) seguido por debate com diretor Carlos Nader e Eduardo de Jesus. A entrada é gratuita

 

Qual o sentido da vida? Você sente que às vezes está vivendo um sonho? Era esse tipo de pergunta que o cineasta Carlos Nader queria fazer a caminhoneiros pelo país quando começou a filmar o que viria a ser “Homem comum”. Não deu muito certo, mas foi com esta pesquisa que o cineasta encontrou Nilson de Paula, caminhoneiro paranaense que transportava porcos vivos pelo Brasil e com quem conviveu por quase 20 anos. O  longa-metragem, sobre a vida desse homem comum, ganhou versão em DVD que será lançado em Belo Horizonte em sessão no Memorial Minas Gerais Vale. Após a exibição, marcada para às 18h30, da quinta-feira (6/4), o diretor participa de debate

A produção recebeu o prêmio de melhor documentário brasileiro de longametragem na edição de 2014 do festival É Tudo Verdade.  O filme, que tem estrutura ficcional mas é composto por imagens reais, traça uma relação inesperada entre cenas dos últimos 20 anos da vida real desse caminhoneiro e cenas da obra-prima ficcional dinamarquesa de Carl Dreyer, “A Palavra” (considerado um dos 25 melhores filmes de todos os tempos).

 

O homem comum

Ao longo de quase 20 anos, Nader conviveu com Nilson de Paula e sua família. Durante esse período, as vidas de Nilson, de sua esposa e de sua única filha se transformaram, assim como a do diretor, que passou a fazer parte desse círculo também afetivamente. Seu ponto de partida para o longa-metragem foi a pergunta: “Qual o sentido da vida?”, e daí construiu uma relação inesperada entre cenas da vida real do caminheiro e cenas da obra-prima ficcional dinamarquesa de Carl Dreyer, A palavra (1955).   Nader afirma que “nunca imaginaria que esta vida comum iria ter uma relação tão íntima com um dos filmes mais incomuns da história do cinema”.

Segundo Nader, Homem comum poderia receber rótulos tão diversos como documentário falso, cinema direto, filme de família ou videoarte. O filme, no entanto, afirma o diretor: “não se limita a serpentear entre os limites da linguagem cinematográfica. É uma obra que se coloca como experiência de vida. Ao ziguezaguear pelas diferentes instâncias do real, descobre uma realidade inesperada: a de que a dicotomia verdade/ficção é análoga à dicotomia morte/vida.”

Sobre o diretor

Carlos Nader iniciou a carreira em 1980 como videoartista. O cineasta possui uma obra audiovisual composta por cerca de 180 títulos entre longas e curtas-metragens, filmes comissionados para exposições, instalações multimídia e programas de TV. Entre seus filmes, estão os longas-metragens Pan-cinema permanente (2008); Eduardo Coutinho, 7 de outubro (2013); e A paixão de JL (2015).

Sobre Eduardo de Jesus

Eduardo de Jesus é graduado em comunicação social pela PUC Minas, mestre em comunicação pela UFMG e doutor em artes pela ECA/USP. É professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas e atua na Associação Cultural Videobrasil. É curador com atuação na área do audiovisual (cinema, vídeo e televisão), arte contemporânea e tecnologia.

Ficha técnica:
Direção e roteiro: Carlos Nader
Produção executiva e assistente de direção: Flavio Botelho e Kátia Nascimento
Fotografia: Azul Serra, Carlos Nader, Fernando Laszlo e Victor Civita
Montagem: Carlos Nader e Andre Braz
Trilha sonora: Daniel Zimmerman
Finalização: Andre Braz, Carolina Pedrosa, Rodrigo Kassab e Yuri Amaral
Produção: Carlos Nader
Brasil, 2014

 

Serviço:

Lançamento do DVD “Homem comum”

Data: 6 de abril, quinta-feira

Horário: 18h30

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

https://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

Voltar

Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000

Entrada gratuita

Horário de funcionamento

Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Agendamento de visitas
Para mais informações ligue (31) 3343-7317